top of page

Nosotras Proponemos

1º de julho a 05 de julho de 2019


Nosotras Proponemos, Assembléia Permanente de Trabalhadoras de Arte na Argentina, une artistas, curadores, pesquisadores, escritores, galeristas, trabalhadores de arte, que subscrevem e levam adiante um compromisso de 37 pontos de práticas feministas. 



Realizou durante o 33º Festival de Arte ações conjuntas com as artistas de Porto Alegre. Como base da ação, foram selecionadas três artistas gaúchas: Claudia Paim,  Heloisa Schneiders e Maria Magliani. A partir dessas seleção, iniciou-se um processo de identificação das artistas locais e, desta forma, a construção de pontes para ações futuras.



 

O compromisso com as práticas feministas visa expandir a consciência sobre comportamentos patriarcais e sexistas que dominam o mundo da arte e regulam nossos modos de posicionamento. Este compromisso está identificado, em primeiro lugar, com a exclusão e desvalorização histórica das mulheres artistas, mas suas propostas podem ser assumidas por mulheres, homens ou qualquer outra identidade não-normativa. É proposto como um guia para práticas pessoais e institucionais que nós convidamos a seguir.

Nosotras Proponemos desenvolve, desde 2017, ações em museus, marchas, instituições e regulamentos de concursos artísticos, a fim de mudar a radical ausência de representação de mulheres no mundo da arte na Argentina, em que as artistas não representam mais do que 30%. Essa falta de representação não caracteriza apenas o mundo da arte na Argentina: estende-se internacionalmente aos poderosos centros dos Estados Unidos e Europa, e também é encontrado na Ásia, África e em toda a América Latina, incluindo o Brasil.

Nosso ativismo é territorial quando desenvolvemos ações no mundo da arte e ao mesmo tempo está ligado à agenda transversal do feminismo, quando ativamente participamos da campanha pela legalização do aborto, na luta contra a pobreza, contra os femicídios e a violência contra as mulheres, contra as políticas extrativistas do capital global, ou quando pedimos ativamente por uma greve internacional das mulheres em 8 de março de 2018 e 2019. 

Como membros do mundo da arte,  participamos de um horizonte de ativismo global e desenvolvemos ações que dão visibilidade ao extraordinário e silenciado trabalho de mulheres artistas. Nosotras Proponemos desenvolve múltiplas ações (cartazes, intervenções em museus, bandeiras, projeções no espaço urbano e ativismo na cidade) para tornar visível esse apagamento e lançar políticas que permitam o conhecimento da contribuição brilhante das mulheres para o mundo da arte.

Nosotras Prononemos irá realizar, durante o 33º Festival de Arte, ações conjuntas com as artistas de Porto Alegre. Como base da ação, foram selecionadas três artistas gaúchas: Claudia Paim,  Heloisa Schneiders e Maria Magliani. A partir dessas seleção, iniciou-se um processo de identificação das artistas locais e, desta forma, a construção de pontes para ações futuras.

¡Todas para todas!




 

Programação

1º de julho, das 14h às 22h e de 02 a 05 de julho, das 9h às 22h.

Exposição - Nosotras Proponemos: Artistas Argentinas En Acción

Atelier Livre, Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Av. Erico Veríssimo, 307, Menino Deus)

Exposição de bandeiras e posters realizados por Nosotras Proponemos para as marchas feministas e uma seleção de fotos de arquivo.

3 de julho, quarta-feira, das 14h às 16h.

Oficina de criação de bandeiras 

Atelier Livre, Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Av. Erico Veríssimo, 307, Menino Deus)

Oficina para criação coletiva de bandeiras, que serão somadas à exposição. O grupo irá trabalhar com pintura sobre tecido para o desenvolvimento conjunto e colaborativo de slogans.

 

Uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Cultura, Coordenação de Artes Plásticas e  Atelier Livre Xico Stockinger.

Apoio Cultural: PUCRS / Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural

Apoio: Algo Mais, Via Collor e Maison Forestier

Apoio Institucional: AAPIPA e BIENAL DO MERCOSUL



bottom of page