Live desta terça (14) recebeu grandes intelectuais do Rio Grande do Sul

Atualizado: 14 de jul. de 2020

Na terça-feira, 14, Antônio Hohlfeldt, Francisco Marshall , José Rivair Macedo e Juremir Machado da Silva debateram a situação dos agentes e entidades culturais do Estado em live da Bienal 12

A Bienal 12 prossegue com a sua programação virtual e realizou nova transmissão ao vivo no dia 14 de julho, às 19h. O presidente da Fundação Bienal do Mercosul, Gilberto Schwartsmann, foi mediador da segunda live reservada para falar sobre entidades, instituições e agentes culturais no contexto da pandemia de coronavírus. Os convidados desta terça-feira foram: Antônio Hohlfeldt, Francisco Marshall, José Rivair Macedo e Juremir Machado da Silva.

Desde o final de maio a Bienal do Mercosul aderiu à realização de lives como forma de adaptar a concretização desta edição da mostra, e para promover diálogo sobre arte e sobre o momento pelo qual todos estamos passando no contexto da pandemia.

A live pôde ser acompanhada pelo Facebook, Instagram e YouTube da Bienal do Mercosul. Haverá espaço para perguntas do público, que podem ser enviadas com antecedência pelos canais digitais da Bienal ou durante a transmissão.

Antônio Hohlfeldt

Um dos mais destacados críticos de teatro do Brasil, Antônio Hohfeldt é jornalista, escritor e professor. Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é colunista do Jornal do Comércio, e foi jornalista do Correio do Povo e do Diário do Sul. É professor do PPGCom-FAMECOS e do PPGLetras, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Mestre e Doutor em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e Pós-Doutor em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa, de Portugal. Hohfeldt é autor de treze livros de ficção infanto-juvenil e de várias obras de ensaio. Na área cultural, Antônio Hohfeldt foi assessor da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, assessor da Secretaria de Estado da Cultura, Desporto e Turismo do Rio Grande do Sul, e foi assessor da Fundação Sinfônica de Porto Alegre e do Instituto Goethe. Foi, também, patrono da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre. Atualmente filiado ao PMDB, foi vereador em Porto Alegre por quase vinte anos e foi vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul no mandato de Germano Rigotto.

Francisco Marshall

Fundador do espaço cultural StudioClio e cronista da Zero Hora, Francisco Marshall é historiador, pianista, professor e escritor. Nascido em Porto Alegre, é licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado pela Universidade de Princeton, Estados Unidos, e pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg, Alemanha. É professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Membro Correspondente da Academia Nacional de Ciências de Buenos Aires. É autor de Édipo Tirano, a tragédia do saber (obra agraciada com o Prêmio Açorianos de Literatura, em 2001, na categoria ensaios de humanidades) e de dezenas de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Foi o idealizador do projeto ProsperArte, um coletivo de atuação política em causas culturais e, por suas contribuições à cultura do Estado do RS e de Porto Alegre, recebeu o Troféu Líderes e Vencedores da Federasul, o Prêmio Fato Literário RBS – Feira do Livro, e o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre.

Juremir Machado da Silva

Jornalista, escritor e tradutor, Juremir Machado da Silva nasceu em Santana do Livramento, RS. É colunista do Jornal Correio do Povo e comentarista diário da Radio Guaíba, no programa Esfera Pública, além de ser professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS. É formado em Jornalismo e História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Doutor em Sociologia pela Universidade Paris V, René Descartes, Sorbonne, orientado por Michel Maffesoli; e Pós-Doutor na França, orientado por Edgar Morin, Jean Baudrillard e Michel Maffesoli. Em Paris, foi colunista e correspondente do jornal Zero Hora. Foi coordenador do programa de pós-graduação em Comunicação na PUCRS por mais de dez anos. Integra o conselho editorial das revistas acadêmicas estrangeiras Sociétés, Hermès e Esprit Critique. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e representante da área da Comunicação no CNPq. Juremir Machado da Silva é autor de dezenas de livros e já recebeu vários prêmios, sendo alguns deles o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), o Prêmio Brasília de Literatura, Cidadão honorário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e o Chevalier de l’Ordre des Palmes Académiques. Em 2019 foi homenageado com a Medalha do Mérito Farroupilha.

Gilberto Schwartsmann

Gilberto Schwartsmann é Presidente da Fundação Bienal do Mercosul. É Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFRGS; é Membro Titular e ex-Diretor da Biblioteca da Academia Nacional de Medicina; ex-Presidente da Academia Sul-Riograndense de Medicina. Recebeu o Prêmio Açorianos de Cultura, o Prêmio Eva Sopher de Destaque Cultural e o Prêmio Líderes e Vencedores - Cultura - pela Fundação Bienal do Mercosul. É membro do Conselho Fiscal da Fundação Iberê Camargo e membro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. É cidadão honorário de Porto Alegre, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha e a Medalha do Exército Brasileiro. Possui vários livros e artigos publicados.

Patrocínio: Santander e Correios

Co-patrocínio: Banrisul e Zaffari

Apoio: Unimed, Eletron Energy, Unicred, Pompéia, Ivo Rizzo, Oleoplan e Blanver

Apoio institucional: Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Memorial do RS, MARGS, UERGS, CHC Santa Casa e Fundação Iberê Camargo