Educativo

Núcleo de Mediação

O Núcleo de Mediação atua por meio da consolidação de um programa estruturado e voltado para a reflexão teórica e prática acerca das propostas que envolvem o trabalho de mediação, bem como a sua inserção dentro de ações artísticas e educativas. O programa consiste em diversas ações e atividades que articulam e propõem meios de dialogar, refletir, inventar, experimentar e aprender conjuntamente. Para o Educativo da Bienal do Mercosul, a escuta e a troca de experiências e afetos são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. Para tanto, o Núcleo de Mediação consolida-se a cada edição da mostra de arte contemporânea como uma ampla e expandida formação para mediadores, visando à realização de um trabalho educativo profundo e expressivo.

Formação de Mediadores

A Formação de Mediadores destaca-se como uma das principais ações do Programa Educativo da Fundação Bienal do Mercosul. A cada edição da mostra, o Programa Educativo realiza uma formação voltada e pensada para mediadores. Os interessados em participar e posteriormente trabalhar na mostra como mediadores passam por um período de formação que reúne uma série de atividades propostas pelo programa. A cada edição essas atividades se modificam e ampliam os seus processos, de acordo com a proposta curatorial da mostra vigente.

Como forma de abranger e oportunizar uma maior troca de experiências, a cada edição a formação conta com duas modalidades de participação: uma de caráter presencial e outra de caráter à distância.

Formação Presencial

São atividades criadas especificamente para participação presencial. As ações acontecem principalmente em Porto Alegre, sua região metropolitana e interior do Estado do Rio Grande do Sul, a fim de possibilitar a participação do público e comunidade local.

Formação EAD

São atividades que possibilitam a participação à distância. A cada edição desenvolve-se um espaço virtual, através de uma plataforma de ensino a distância para o desenvolvimento de ações que extrapolam os limites e fronteiras de Porto Alegre, recebendo, assim, o público em nível estadual, nacional e internacional.

Visitas Mediadas

Direcionadas para o atendimento, acolhimento e mediação dos mais diversos públicos e grupos, as visitas mediadas são um dos principais eixos do Programa Educativo da Bienal do Mercosul.

Consolidadas através de uma Central de Agendamento, as visitas mediadas desenvolvem um trabalho educativo direcionado aos mais variados públicos. Ampliando o sentido de um trabalho educativo, as visitas mediadas têm possibilitado e despertado o interesse pela criação de novas maneiras de ser, ver e estar no mundo, suscitado através da experiência e de um espaço de discussão e construção de conhecimentos.