Biblioteca Virtual

Núcleo de Documentação e Pesquisa

O Núcleo de Documentação e Pesquisa – NDP é um setor institucional e permanente da Fundação Bienal do Mercosul, desde a sua criação em 2004. Sua missão é atuar na guarda e zelo pelo patrimônio histórico da instituição.

O acervo é formado por diferentes conjuntos documentais e fontes de pesquisa referentes à História da Arte Contemporânea Latino-Americana e à História da Bienal do Mercosul, a partir da década de 1990. O NDP tem funções de arquivo e biblioteca, com um conjunto atualizado de 89.979 itens registrados, composto por livros, documentos textuais, audiovisuais, eletrônicos e iconográficos. Dos registros constam 68.906 imagens digitalizadas e catalogadas no Banco de Imagens.

Parte do material sobre as Bienais do Mercosul ou eventos culturais relacionados instituição podem ser consultados através deste site. O Núcleo de Documentação e Pesquisa atua também no atendimento ao público na sede da Fundação Bienal do Mercosul, mediante agendamento prévio pelo telefone 51 3254.7500 ou pelo e-mail memoria@bienalmercosul.art.br.