Por dentro da Bienal: as revoluções de Omar Victor Diop

Atualizado: 8 de Ago de 2018

foto Thiéle Elissa

O artista senegalês Omar Victor Diop apresenta, nesta Bienal do Mercosul, oito fotografias de sua mais recente série, LibertyUma Cronologia Universal dos Protestos Negros. Nestas obras ele relembra, interpreta e justapõe momentos das lutas, campanhas e manifestações dos negros, episódios separados no tempo, na geografia ou na importância. Porém, os coloca na mesma cronologia: a busca frenética pela liberdade.

Seu trabalho busca uma perspectiva internacional que não deixa de vista o patrimônio visual africano, numa inter-relação entre artes plásticas, fotografia de moda e fotografia publicitária. Os figurinos que cria para as suas séries, em que ele mesmo atua e é inserido digitalmente várias vezes, são impecavelmente executados, conferindo às imagens um ar verdadeiro, com aspecto vintage.

Omar Victor Diop desenvolve a fotografia e o design essencialmente como um meio para capturar a diversidade dos estilos de vida da sociedade africana moderna.

Texto: Otto Herok Netto

FINANCIAMENTO: