Home

28.05
Bienal do Mercosul, gestão 2012/2013 - perfis dos diretores

















patrcia_fossati_druck_3.jpgPatricia Fossati Druck
- Presidente. Consultora de marketing e comunicação, jornalista e relações públicas com Mestrado em Administração de Empresas pela Boston University e Mestrado em Comunicação pela PUCRS. É também alumni da Harvard Business School, INSEAD e Singapore University. É colecionadora de arte, Conselheira do MAC-RS - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e Patrona da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi diretora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul.















renato_rizzo.jpgRenato Nunes Vieira Rizzo - Vice-presidente e Diretor de Espaços Físicos. Engenheiro Civil, é sócio diretor da Ivo Rizzo Construtora e Incorporadora, empresa com 60 anos de atuação no mercado imobiliário, onde atua desde os 16 anos de idade. Participou da diretoria de diversas entidades sem fins lucrativos, tais como: Associação de Jovens Empresários (AJE), Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Sinduscon-RS e Young Presidents' Organization (YPO). É diretor da Bienal do Mercosul desde a quarta edição do evento (2003).















andr_jobim.jpgAndré Jobim de Azevedo
- Diretor Jurídico e de Relações Institucionais. Advogado, especialista em Direito Processual Civil e Direito da Integração e Mestre em Direito, é sócio do escritório Faraco de Azevedo Advogados. É professor assistente da graduação nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo Civil na PUC-RS e dos cursos de pós-graduação correspondentes da mesma universidade, desde 1990. É vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul - Federasul- ACPA desde 2002.  É membro fundador e coordenador do Conselho de Ética e Pesquisa em Seres Humanos do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde 2002. Em 2005, foi agraciado com o grau de Comendador, no Mérito Judiciário do Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho - TST e pela Ordem dos Advogados do Brasil/RS com a comenda Oswaldo Vergara. Superintendente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Porto Alegre - CBMAE-FEDERASUL, fundada em 2011. É diretor jurídico da Bienal do Mercosul desde a sua 4ª edição (2003).








Claudia Helena Plass
- Diretora de Logística. Empresária, bibliotecária, é diretora da Garagem Mauá, empresa com 35 anos de atuação na área de estacionamento. Participa da diretoria da Federasul - Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul.





egon_kroeff.jpgEgon Kroeff Neto
- Diretor de Comunicação e Marketing. Sócio diretor da Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre desde 2003.























heron.jpg
Heron Charneski
- Diretor do Núcleo de Documentação e Pesquisa e Sustentabilidade. Formado em Direito e Contabilidade, com LL.M. em Direito Comercial Internacional pela University of California, Davis. Dirige a Charneski Advogados, da qual é fundador, e é sócio da Charneski Consultoria e Assessoria Ltda. É diretor da Bienal do Mercosul desde a 6ª edição do evento (2007).






jos_soares_martins_2.jpgJosé Paulo Soares Martins
- Diretor de Captação. Formado em Administração Pública e Privada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há 27 anos, dirige áreas de Comunicação Social, Marketing e Investimento Social e, há 13 anos, dirige áreas de Sistemas e Desenvolvimento Organizacional. Atualmente, é diretor do Instituto Gerdau. É diretor da Bienal do Mercosul desde a sua primeira edição. É, ainda, Process Owner do Processo de Responsabilidade Social da Gerdau. Participa dos Conselhos das seguintes instituições: Todos Pela Educação, Instituto Razão Social e ADVB RS. Participa da diretoria da Junior Achievement Brasil, da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro e da Fundação Iberê Camargo.













maria_cecilia_kother.jpgMaria Cecília Medeiros de Farias Kother
- Diretora-conselheira. É Diretora do Instituto MC Educação Social; Presidente Honorária da Confederação Brasileira de Fundações (CEBRAF), Presidente reeleita do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre (CCHPA); Conselheira Consultiva da Associação Rio-grandense de Fundações (ARF) e da Fundação Carolina Garcia do Prado, Vice-Presidente da FEDERASUL - coordenadora da Divisão de Educação. Foi professora, orientadora educacional e diretora do Colégio Estadual Missões, em Santo Ângelo/RS, professora da Fundação Missioneira de Ensino Superior (FUNDAMES), professora e assessora de planejamento do curso de pós-graduação em Educação/PUCRS (1976 a 1980), assessora de planejamento da Reitoria da PUCRS (1980 a 1993), presidente da Fundação Irmão José Otão (FIJO/PUCRS) por 15 anos (1993 a 2008), vice-presidente da Confederação Ibero-americana de Fundações (CIF), Espanha. Foi uma das instituidoras e primeira presidente da Associação Rio-grandense de Fundações (ARF) e da Confederação Brasileira de Fundações (CEBRAF). Idealizou e realizou o I Seminário Rio-grandense de Fundações (1995), o I Encontro de Fundações Privadas do RS (1995), o I Encontro de Fundações do Mercosul (1995), seis Encontros Internacionais de Fundações (1995, 1997, 1999, 2001, 2003 e 2007) e onze Fóruns Universidade-Empresa, em parceria com o Instituto de Estudos Empresariais (IEE). É Bacharel e Licenciada em Filosofia, Ciências e Letras, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, graduada em Pedagogia com Habilitação de Supervisão, pós-graduada em Orientação Educacional, Especialista em Planejamento e Mestre em Educação (Sistemas Educacionais).






mathias.jpgMathias Kisslinger Rodrigues
- Diretor Administrativo-Financeiro e Governança. Empresário, é diretor na Fundação Bienal do Mercosul desde a 6ª edição. Foi diretor financeiro do Instituto de Estudos Empresariais - IEE na gestão 2002/2003. Foi conselheiro do mesmo instituto de 2008 a 2010. Foi diretor financeiro do Instituto Liberdade do Rio Grande do Sul de 2004 a 2006. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Administração de Empresas pela Iowa State University (USA), com curso de Pós-Graduação em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Grande do Sul, Mathias Kisslinger Rodrigues é o atual diretor da Phorbis Empreendimentos Imobiliários e Agropecuária Condor.













bernardo_jos_de_souza.jpgBernardo José de Souza - Diretor Adjunto. Formado em Comunicação Social e Especialista em Fotografia e Moda pelo London College of Fashion. Atualmente é coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e professor da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Foi colaborador das revistas Vogue e Moda - Folha de São Paulo. É membro do Conselho da Fundação Vera Chaves Barcellos e membro dos Conselhos Curador e Consultivo do MAC RS - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.













anete_abarno_2.jpgAnete Abarno - Membro do Comitê Consultivo. Graduada em Artes Plásticas no Instituto de Artes da UFRGS é, desde março de 2010, coordenadora de Artes Plásticas da Prefeitura de Porto Alegre. De 2006 a 2009 atuou como contratada para assessorar os projetos da Coordenação de Artes Plásticas da Prefeitura de Porto Alegre. De 1980 a 2003 foi Instrutora de Artes Plásticas no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Possui obras em acervos de museus como MARGS, Pinacoteca Aldo Locatelli (Prefeitura Municipal de Porto Alegre), Pinacoteca Philips do Brasil (São Paulo), Museu de Arte de Girona (Espanha) e em coleções particulares. Participou de diversas exposições, teve várias de suas obras publicadas e recebeu o 1º Prêmio Philips de Arte - Viagem a Paris. Foi diretora da 8ª Bienal do Mercosul.












beatriz_bier_johannpeter.jpg
Beatriz Johannpeter
- Facilitadora. Vice-Presidente do Conselho e membro do Comitê Executivo do Instituto Gerdau. Tem capacitação em Investimento Social pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e em Responsabilidade Social Corporativa pela Harvard Business School. Foi membro Diretoria da Fundação Bienal do Mercosul da 5ª à 8ª edição do evento. É membro do Conselho de Governança do Movimento Todos Pela Educação e do Conselho de Governança do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), além de fundadora e membro do Conselho do Programa Geração Brasil Melhor (GBM). Na Governança da Família Gerdau Johannpeter, atua como conselheira desde a formação do Conselho Familiar, do qual exerceu papel de líder, nos anos 2010 e 2011. Beatriz é formada e pós-graduada em Arquitetura e criou a empresa PORm2.









gaudncio_fidelis.jpgGaudêncio Fidelis
- Membro do Comitê Consultivo. Atual diretor do MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul, foi curador adjunto da 5ª Bienal do Mercosul (2005) e autor do livro "Uma História Concisa da Bienal do Mercosul". Curador independente. É Mestre em Arte pela New York University (NYU) e Doutor em História da Arte pela State University of New York (SUNY). Foi fundador e primeiro diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS. Foi Curador do Ciclo Arte Brasileira Contemporânea do Instituto Estadual de Artes Visuais do RS quando realizou exposições de Ângelo Venosa, Carlos Fajardo, Dudi Maia Rosa, Iole de Freitas, Jac Leirner, Karin Lambrecht, e a exposição 111 de Nuno Ramos entre outras. Publicou, entre outros, Dilemas da Matéria: Procedimento, Permanência e Conservação em Arte Contemporânea (2002) e Uma História Concisa da Bienal do Mercosul (2006). Tem realizado curadoria de diversas exposições. É diretor da Bienal do Mercosul desde 2010. Foi diretor da 8ª Bienal do Mercosul.









justo_werlang.jpgJusto Werlang
- Facilitador. Empresário, graduado em Direito pela UFRGS e em Administração de Empresas pela PUC-RS; curso de Mestrado em Administração pela COPPEAD UFRJ. Preside a G.A.Werlang - Gestão e Ambiente Ltda. Com seu irmão criou e coordena o Projeto Ambiental Gaia Village, tendo por foco o desenvolvimento sustentável. Colecionador de arte, tem atuado como voluntário em instituições culturais: é 2º vice-presidente da 30ª edição da Bienal de São Paulo, e desempenhou a mesma função em sua 29ª edição; em 1995 participou da criação da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, é membro vitalício e vice-presidente de seu Conselho de Administração, presidiu os trabalhos de suas 1ª e 6ª edições, foi vice-presidente de suas 4ª e 5ª edições; em 1995 participou da criação da Fundação Iberê Camargo, onde foi vice-presidente e membro de seu Conselho de Curadorias até o ano de 2008, permanecendo como membro de seu Conselho de Administração; foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre, do Conselho do MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul e presidente da Associação de Amigos do MARGS. Entre 1997 e 2006 atuou como vice-presidente da Associação Comercial de Porto Alegre.  Em 1977 participou do grupo que fundou a Cooperativa de Consumo de Produtos Agro-Ecológicos - COOLMÉIA, quando foi seu primeiro diretor presidente. É membro do Conselho Fiscal da Fundação Gaia.







renato_malcon_2.jpgRenato Malcon
- Facilitador. Empresário, graduado em Direito pela UFRGS com cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Administração de Empresas e Economia. Acionista e Presidente da Malcon S.A., Diretor da Salomão Malcon Administrações e Participações Ltda. e da Madel Administração Ltda., empresas integrantes do Conglomerado Financeiro-Imobiliário Malcon. É presidente do Conselho do Prêmio Exportação do RS, Membro do comitê de Gestão do Lide Sul, Membro do Conselho Deliberativo da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul - Federasul, Membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial de Porto Alegre - ACPA, Membro do Conselho do YPO - Young Presidents' Organization e Membro do Conselho Deliberativo do Centro de Integração Empresa-Escola do RS - CIEE/RS. Em 2003 foi agraciado com o título de Cidadão Emérito da cidade de Porto Alegre pela Câmara Municipal e, em 2005, recebeu o Prêmio Libertas do Instituto de Estudos Empresariais - IEE. Na área das artes, participa dos seguintes Conselhos: Conselho de Curadores da Fundação Iberê Camargo, Conselho do Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS e Conselho da Associação Chico Lisboa. É presidente do Conselho do Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS). Participa do Conselho Administrativo da Fundação Bienal de Artes Visuais desde a sua criação, em 1996. Foi presidente da 4ª Bienal do Mercosul (2002 a 2004) e presidente do Conselho de Administração da Fundação Bienal no mesmo período.







roberto_schmitt-prym.jpgRoberto Schmitt-Prym
- Membro do Comitê Consultivo. Atual diretor do Museu Julio de Castilhos e Assessor do Secretário de Estado da Cultura do RS. É também conselheiro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). Fotógrafo, nasceu em Panambi, RS. Realizou sua primeira exposição individual no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, em 1990. Desde então fez mais de vinte exposições individuais em museus e instituições do Brasil e exposições coletivas e uma dezena de prêmios em diversos países. Foi diretor da 8ª Bienal do Mercosul.





Voltar
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul · Tel./Fax: +55 51 3254 7500 · contato@bienalmercosul.art.br
produzido por worbi